Jana Miotto e Henrique Almeida fazem live sobre O Homem da Fábrica de Chocolate

Henrique Almeida, dono da marca Sagarana
Maurício Maron

A empresária, consultora, comunicadora, palestrante e organizadora de eventos nacionais e internacionais de empreendedorismo, Jana Mioto e o produtor de cacau e dono da marca Sagarana, Henrique Almeida fazem hoje à noite uma live com o tema "O Homem da Fábrica de Chocolate". A transmissão acontece às 20h45min e os interessados devem acessar o instagram @janamiotto. Sobre a história do parceiro de live, Jana Miotto escreveu:

Henrique de Almeida é produtor de cacau da terceira geração da família, sempre ligado a movimento de política do cacau foi presidente da ASSOCIAÇÃO dos PRODUTORES DE CACAU quando a Bahia enfrentou a mais severa crise da História da cacauicultura, a doença VASSOURA DE BRUXA, onde a produção foi reduzida de 400 mil toneladas ano para 85 mil toneladas. Hoje a produção da Bahia é de 120 mil toneladas, ou seja: nunca recuperamos o que produzimos no passado. 

Em 2008, Henrique foi a Paris conhecer o SALON DU CHOCOLAT, o maior evento do mundo, uma espécie de templo do chocolate.   Em 2009 Henrique lidera a montagem do primeiro stand oficial do Brasil no Salon para negociar cacau fino e já em 2010 começou a fornecer cacau fino a prestigiada marca francesa BONNAT CHOCOLAT, fundada em 1884. 

Nesse mesmo ano criou a marca FAZENDA SAGARANA CHOCOLATE DE ORIGEM e em 2011 foi estudar na primeira escola de chocolateria do Brasil, a CASTELLI em Canela Rio Grande do Sul. 

Todos os chocolates produzidos pela FAZENDA SAGARANA CHOCOLATES são feitos do próprio cacau que produzido na Fazenda Sagarana, localizada na Serra do Ribeirão do Terto, em Coaraci no Sul da Bahia. A fábrica fica em Ilhéus, terra natal de Henrique. 
Hoje a marca FAZENDA SAGARANA CHOCOLATE DE ORIGEM está nos principais empórios do Brasil como o prestigiado EATALY, Empório SANTA LUZIA em São Paulo, PERINI em Salvador, VERFEMAR em BH além de outros. 

Possui parceria comercial na área de chocolate para a gastronomia onde destaca a prestigiada gelateria MOMO GELATO no RJ, onde uma das suas lojas está localizada no Hotel Copacabana Palace, além de restaurantes como o CHEZ BERNARD em Salvador cujo chef é o belga Laurent Reset membro da academia de chocolate da Bélgica. 

O foco da empresa para enfrentar o pós pandemia será o mercado da gastronomia de alto padrão, ou seja: mostrar ao mercado que o Brasil produz chocolates tão bons ou melhores que os importados, cujo maior diferencial está no cacau fino produzido na fazenda até o processo de fabricação do chocolate com equipamentos de última geração e a não utilização de aditivos químicos. Nenhum chocolate da marca usa gordura hidrogenada, aromatizantes ou mesmo PGPR, todo processo lhe dar o status de chocolate "tree to bar" ou seja, da árvore até a barra.